quinta-feira, 1 de maio de 2014

MOLHO BASICO DE TOMATE

No meu primeiro exame para detectar  quais proteínas tenho alergia , surgiu o tomate, senti mais do que o trigo e o leite, pois para esses há substitutos e para tomate e molhos não. Pode parecer exagero da minha parte mas é verdade rsrsr descobri que o tomate, assim como os feijões são gatilhos para a enxaqueca que tinha desde criança. E eu comia muito tomate, principalmente molho feito com extrato. Comia todo dia rsrsr exclui, dores sumiram. Tentei comer pra ver no que dava e deu uma crise de enxaqueca terrível, como há muito não tinha. Foi aí que desisti de testar os alergênicos. No segundo exame após três meses de restrição, zerei para tomate, isso não quer dizer que eu posso abusar, até porque tenho certo receio hoje em dia. 
Por orientação da minha nutri, consumo somente tomate pelado em suco de tomate, aqueles importados, normalmente italianos. Com o consumo reduzido para uma vez por semana, estava tendo problemas com o desperdício, depois de aberto estragam muito rápido. Solução foi fazer o molho e congelar. Comprei pacotes de geladinho ou sacolé e com a ajuda de um funil encho os saquinhos, congelo e tenho molho para mais de um mês. Fácil e prático. 




INGREDIENTES

  • 1 lata de tomate pelado
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • cheiro verde a gosto
  • água quente para cozinhar 
  • sal a gosto ( cuidado p não salgar, lembre-se que ao congelar qualquer prato o sabor dos temperos realçam)

PREPARO

Em uma panela, refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente os tomates, coloque um pouco de água e cozinhe em fogo médio até desmanchar os tomates e formar o molho. Tempere a gosto. Deixe esfriar e cloque nos saquinhos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você com certeza vai gostar: